Informativo: Boas Férias


Ao planejar as férias pensa se em alguns fatores, por exemplo, escolher o período em que sair de férias, o local, quem serão as companhias e principalmente nas atividades que serão feitas durante as férias.   No entanto pouquíssimas pessoas levam em consideração que boas férias começam com uma viagem tranquila, para isso, precisa se fazer uma viagem com segurança. O brasileiro não tem o hábito de fazer manutenção periódica e preventiva no veículo, conforme determina o manual do fabricante, com o uso as peças sofrem desgaste e precisam ser substituídas. Várias pesquisas mostram que em mais de 50% dos casos o motorista só procura uma oficina mecânica quando veículo apresenta algum tipo de defeito, isto é, a maior parte deles se preocupam apenas com a manutenção corretiva e emergencial. Isto é um equívoco por parte do proprietário, pois a manutenção preventiva pode chegar a custar até 10 vezes menos do que a manutenção corretiva, além de que andar com o veículo em condições inadequadas pode causar acidentes a própria vida e demais pessoas (terceiros).

Nesse sentido, informações da ARTESP, (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), órgão responsável por gerenciar e fiscalizar as concessões rodoviárias do estado de São Paulo, mostram o que acontece nas principais rodovias em São Paulo, são registrados em média 800 atendimentos diários em veículos que apresentam problemas de panes elétricos e falhas mecânicas, totalizando aproximadamente 24000 ocorrências por mês envolvendo guincho e atendimento mecânico. Por isso uma viagem segura sempre começa em uma oficina de reparação automotiva de confiança.   Sendo assim, antes de viajar é de extrema importância fazer a revisão do veículo para checar itens de segurança entre outros mencionados a seguir.

Os pneus de rodagem e o estepe devem estar sempre em boas condições para uso, para que ocorra uma boa frenagem além de evitar que com o aquecimento dos pneus durante a viagem sofram avarias. A calibragem, também faz parte das boas condições de uso dos pneus e deve  ser feita conforme a recomendação do fabricante do veículo. Estes calibrados fazem com que haja um consumo menor de combustível, pois o automóvel roda mais livre o que ocasiona uma maior economia para proprietário. Ainda nesta perspectiva os veículos devem estar alinhados e com rodas balanceadas. Quando esta manutenção é feita, em média a cada 8000 km, de maneira adequada, toda parte de suspensão (amortecedores, bandeijas, braços, pivots) e direção (terminais, barras axiais e caixa de direção), também são inspecionadas, aumentando sempre a segurança.

é recomendado trocar o fluido de freio uma vez por ano, ou sempre que este componente estiver fora das especificações físico químicas. Deve se verificar as pastilhas, discos, lonas/sapatas, campanas e cilindros de freio. Estes componentes são mecânicos e sofrem desgastes variados com o tipo uso (rodagem na cidade ou na estrada podem interferir na vida útil do componente).   é importante examinar o sistema de iluminação de maneira detalhada, minimamente as lampadas de faróis, de lanternas dianteiras e traseiras, de freio, setas, de ré e efetuar a substituição das lampadas queimadas ou corrigir algum possível problema de instalação elétrica. Os faróis devem estar alinhados para facilitar a visibilidade do motorista que trafega a noite e não ofuscar a visão dos outros motoristas.

Os braços e as borrachas das palhetas (limpador de para-brisa) devem estar em bom estado. é fundamental verificar o nível de água do reservatório do limpador de para-brisa, caso, o nível esteja baixo, deve se completar com uma solução apropriada para limpeza, que ajuda na diminuição do atrito da borracha do limpador com o vidro, que obviamente melhora a limpeza e diminui o desgaste da borracha, o que faz com que o motorista tenha uma melhor visibilidade na pista.

Outro fator importante a ser revisado é a parte do motor e do câmbio, deve se examinar barulhos ou ruídos diferentes do habitual, se há vazamentos ou consumo em excesso de óleo lubrificante e se há vazamento ou consumo de água do motor, verificando o nível dos mesmos. Caso haja alguma anormalidade é necessário descobrir a causa e corrigi la, pois qualquer um desses defeitos poderá gerar uma pane no veículo a qualquer momento. Ao examinar o   motor deve se revisar também   os seguintes sistemas: ignição (bobina, cabo e vela), sistema de correias (dentada e auxiliares), sistemas de filtros (ar, óleo e combustível) e sistema de carga/partida (bateria, alternador e motor de arranque).

Portanto, as peças mecânicas e elétricas a serem substituídas em um veículo dependem da quilometragem rodada e também da orientada pelo fabricante dos mesmos, leva se em consideração também a maneira que se utiliza o automóvel, sendo assim o motorista que faz a manutenção preventiva do seu veículo pode fazer uma viagem segura e tranquila.

José Eduardo Chaguri
Diretor do Sindirepa
Gestor/coordenador GRARP.